Etmos

  • 1 - 4h de sessão
  • Fantasia Urbana
  • Linguagem Mágica
  • narrador
  • RPG de mesa
  • sistema original
  • +6

Há segredos no interstício. Há sussurros nos espaços. Há magia no meio.

ETMOS é um jogo de RPG sobre engenhosidade, linguagem e magia. A realidade é dividida entre dois mundos: o Mundano, que conhecemos, onde está a maior parte da população e o cotidiano alheio à magia; e o Fantástico, moldado pela linguagem e habitado por seres extraordinários, escondido atrás de Portais ignorados.

Aqui, você verá que palavras têm poder, irá aprendê-las aos poucos e descobrirá como magos criam suas magias, desbravam fenômenos, desvendam mistérios e enfrentam os desafios que surgem do contato entre o Fantástico e o Mundano.


Suas palavras mudarão o mundo.

Um RPG de fantasia urbana em que magia é feita com palavras, para 2 a 5 jogadores.

“Começa com uma conversa…”

As palavras certas têm o poder de alterar a realidade quando enunciadas com intenção, lógica e profundo entendimento. Isso é Etmos, a linguagem da magia.

Cada mago aprende partes dessa linguagem ancestral e viva. Essas Partículas — pequenos fragmentos do poder contido nas palavras — compõem seu Grimório. Cada Partícula de Etmos tem um nome, um símbolo, e um significado.

Para organizar suas Partículas neste jogo, sugerimos cartas: cada uma representando um aspecto da linguagem mágica, seu símbolo, nome e significado. É assim que você conjura, constrói e transforma — escolhendo suas palavras com criatividade, lógica e intenção.

Em ETMOS, fazer magia é mais do que lançar feitiços — é um diálogo com o próprio universo.

“…E no começo haviam duas vozes
Uma ordenada, concreta e Mundana
A outra caótica, abstrata e Fantástica.”

Existem muitas teorias sobre a origem do nosso mundo. Muitos Mundanos
referenciam um deus ou diferentes tipos de entidades. No entanto, pesquisadores do Fantástico reconhecem a presença de duas Vozes que, por meio de um diálogo, criaram a realidade. Nós sentimos seus ecos toda vez que magia é conjurada.

Desse diálogo surgiram dois mundos, cada qual à semelhança da Voz que o originou. Um, baseado nos conceitos de lógica, ordem e materialidade, ficou conhecido como Mundano; o outro foi criado do abstrato, do caótico e do efêmero, e o chamamos de Fantástico.

No Fantástico, surgiram seres incríveis, encantos sem limites e a própria magia — a arte de ouvir os ecos do diálogo da criação e repetir suas Palavras. No Mundano, os ecos não são ouvidos, e a magia jamais floresceu. Foi ali que nasceram os humanos, criaturas de lógica e razão, que avançaram pela ciência e criaram máquinas para suprir o que a magia não oferecia.

Talvez nunca existam duas coisas tão diferentes uma da outra quanto o Mundano
e o Fantástico, o humano e a magia. Ainda assim, foram os humanos que conectaram os mundos. Ao se organizarem em comunidades, com lendas e superstições, a força coletiva de suas mentes abriu acessos ao mundo Fantástico — os chamados Portais do Meio.

Uma sessão vai de 2 a 4 horas.
Uma campanha completa vai de 5 a 15 sessões.

Vá para a escola de magia, ou se arrisque no Mundano: é tudo uma questão de conversa.

Os Portais do Meio

Você já se perguntou onde vai dar aquela rua escura e sem saída do seu bairro? Ou, por que aquele banheiro da rodoviária está sempre interditado? Como aquela velha livraria, que ninguém frequenta, continua aberta? E aquele boteco esquecido e vazio no meio da cidade, que você só vê quando passa em frente a caminho do trabalho? Esses lugares, esquecidos e ignorados, são os Portais do Meio, que conectam nosso mundo real, concreto e Mundano, ao mundo mágico, efêmero e Fantástico. 

Magia está onde menos se espera.
Quando encontrar o perdido, o ignorado e o não visto, saiba: você achou o lugar certo.

“Seja bem-vindo, aluno,

a uma das mais prestigiadas academias mágicas do mundo! Desde sua fundação no século 18, perpetuando tradições de ensino de Etmos dos povos originários, a nobre Brasilis forma os Oradores do mais alto calibre de cada geração. Nossos alunos são instruídos a serem conjuradores proficientes, com enfoque em Semântica e Oratória Prática, além de um vasto currículo que abrange de Encantamentos Básicos à Civilidade Mundana e Fantástica.”

-Brasilis: Fundação & Filosofia

Habitar o Fantástico é ser apresentado aos magos e à magia que eles conjuram, conhecer suas Palavras e entender que uma única frase tem o poder de mudar o mundo. Mas aprender tal magia requer tempo, estudo e disposição. Assim, diversas instituições de ensino foram criadas ao redor do planeta. Uma delas, rica em história, cultura e conhecimento, é Brasilis. Ela recebe jovens de toda a América Latina e também de outros continentes, formando-os como grandes oradores que detêm o conhecimento da linguagem mágica de ETMOS

De trabalhos em campo a excursões. De professores rígidos a lendas urbanas. De mistérios desvendados a confrontos heróicos com seres mágicos. Suas histórias épicas, seus devaneios acordados, seus sonhos de magia e fantasia. Tudo isso é real em Brasilis.

Seja um bom aluno, frequente suas aulas e use nossas mecânicas escolares para ter vantagens no jogo, ou ignore tudo e se aventure no Fantástico e Mundano por conta e risco.


Tudo que você precisa para ser um aprendiz de feiticeiro está na ponta da sua língua.